terça-feira, 9 de junho de 2015

Terceiro Obstáculo – Dificuldades com a Pronúncia











De todas as dificuldades envolvidas no processo de aprendizagem, para mim, essa é uma das mais fáceis de serem resolvidas. Um bom professor, que ensine bem as consoantes, vogais, e a utilização do alfabeto fonético juntamente com a repetição e correção da pronúncia já resolve o problema – óbvio, com muito treino. O treinamento do ouvido é o segredo no aprendizado de qualquer idioma, pois além de ajudar a resolver um dos maiores problemas que é o “listening”, ajuda também resolver o problema da pronúncia. Se você é autodidata, procure assistir vídeos com legendas em inglês, isso vai ajudá-lo a verificar a pronúncia das palavras. Erros bastante comuns acontecem com as seguintes pronúncias:

O TH” para pronunciá-lo sua língua precisa ficar entre os dentes inferiores e superiores, e então você empurra o ar para fora da boca. Ao estudar os símbolos fonéticos você descobre que existem dois sons diferentes para a pronúncia correta do TH”, um é θ (as palavras com esse símbolo você empurra o ar para fora da boca SEM VIBRAR as cordas vocais), e o outro símbolo para o “TH” é ð (as palavras com esse símbolo você empurra o ar para fora da boca VIBRANDO as cordas vocais). Vou dar um exemplo com palavras bem conhecidas para mostrar a diferença. A palavra “thanks” usa-se o símbolo θ, portanto você NÃO deve vibrar as cordas vocais. Na palavra “that” temos o símbolo ð e nesse caso as cordas vocais DEVEM SER vibradas. Como aprendi isso? Observando os dicionários que têm as fonéticas das palavras. A transcrição fonética da palavra “thanks” é /θæŋks/ e da palavra “that” é /ðæt/. Usando a fonética você consegue visualizar a forma correta de se pronunciar, essa dica é muito útil para quem estuda por conta própria.
O CH” e o TION” também causam algumas dificuldades. O CH” nunca ser pronunciado como em “chave”, e sim como em “tchau” e o TION” sempre se fala “xãn” como se lê o nome Sean em inglês.
Existem também as palavras que confundem, como awful /ˈɔː.fəl/, women /ˈwɪmɪn/ e assim por diante. No começo, o estudo da fonética é fundamental, uma excelente ferramenta que temos hoje na Internet são os dicionários online, pois oferecem a definição da palavra (não a tradução), a transcrição fonética e o áudio da palavra falada por um nativo. Um dos dicionário que utilizo é o Cambridge Dictionary. Esse obstáculo é relativamente, mas precisa ser vencido. Então mãos à obra.


Alex Sucesso
English Teacher
Contato

Nenhum comentário:

Postar um comentário